sexta-feira, 27 de julho de 2012

Programa de Controle à Tuberculose recebe certificados do Ministério da Saúde



Do dia 31 de maio ao dia 2 de junho, Viamão participou do V Encontro Nacional de Tuberculose e II Fórum da Parceria Contra a Tuberculose, que ocorreu em Brasília. O evento reúne municípios do país que tenham altos índices de Tuberculose, superiores à média nacional.
O Programa Municipal de Controle à Tuberculose, que faz parte do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi representado no encontro pela enfermeira Márcia Lucas. O objetivo do evento, promovido pelo Ministério da Saúde, é discutir sobre os dados da doença no Brasil e pensar em práticas e estratégias de controle.
Na ocasião, Viamão recebeu dois certificados. O primeiro por ter alcançado, em 2010, um valor superior a 95% de notificações de casos de Tuberculose, informadas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), usado para repassar informações ao Ministério da Saúde. “No momento em que transmitimos os dados que temos para o governo, fica mais fácil na hora de eles encaminharem medicamentos e pensarem em estratégias de controle à doença no município”, explica o médico do programa, Alvaro Padilha, que atribui o resultado positivo ao trabalho da equipe de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do programa.
O segundo certificado que o município recebeu foi referente a 2011, por ter alcançado valor superior a 60% no indicador de casos novos de tuberculose testados para HIV. “O ideal é que seja 100%, mas estamos bem se comparados ao índice nacional. A tuberculose é a doença que mais mata pessoas com Aids, por isso a importância de realizar o teste de HIV assim que a doença for confirmada, para que o tratamento possa ser iniciado o mais rápido possível”, afirma Padilha
Índice de tuberculose aumenta em Viamão
No cenário nacional, o país está diminuindo os casos de tuberculose, quando em Viamão ocorre o oposto. “Não é uma epidemia, é uma doença que já existe e esse índice está presente também em muitas cidades do estado. Por um lado, nós enxergamos esse dado como uma procura maior por parte da população”, afirma Padilha. O programa de controle à Tuberculose possui 13 postos de coletas de exame de escarro, distribuídos em unidades de saúde do município. “O programa está descentralizado, facilitando o serviço à comunidade. Por isso, pedimos que a população nos procure em caso de tosse por mais de três semanas.”
O Ministério de Saúde também estabelece uma meta de que os municípios devem investigar 1% da população que possua sintomas de Tuberculose. “Chegamos à metade dessa meta. Quanto mais pessoas procurarem pelo serviço, mais iremos ter o controle da doença”, declara o médico. Apesar do aumento de casos, o programa avançou, nos últimos três anos, 30% no alcance dos índices.
O Programa Municipal de Controle à Tuberculose fica na avenida José Garibaldi, nº 470, no centro de Viamão, localizado atrás da Unidade de Referência em Saúde (URS) Centro.

Fonte: Site Prefeitura Municipal de Viamão

Nenhum comentário:

Postar um comentário