sexta-feira, 27 de julho de 2012

Saúde promove capacitação sobre resíduo hospitalar e higienização



Na tarde desta sexta-feira (22), profissionais de toda a rede da área da saúde participaram de uma capacitação promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O evento lotou o auditório da Secretaria Municipal de Educação e abordou temas como resíduo hospitalar e higienização.
A capacitação foi ministrada pela responsável técnica do Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviço da Saúde (PGRSS) da SMS, Madalena Lenguer. Esse plano, segundo a palestrante, será aplicado a todos os serviços que prestam atendimento à saúde de modo geral. “Com essa medida, buscamos diminuir os riscos de contaminação.” Madalena explica que, até a década de 80, os resíduos considerados perigosos eram colocados em qualquer lugar. “Pensando em ações voltadas para essa área, o PGRSS foi regulamentado em 2004 pela Anvisa. Todas as unidades de saúde agora trabalharão com base nesse plano”, explica.
A palestrante falou sobre as diretrizes do PGRSS e sobre os tipos de resíduos presentes no município: Grupo A (infectantes), Grupo B (Químico), Grupo D (Orgânico e Seco) e Grupo E (perfurantes e cortantes). O Grupo C, que trata de resíduos radioativos, não existe em Viamão na área da saúde. Para gerenciar esses resíduos, algumas medidas são importantes, como o manuseio seguro, por meio da utilização de equipamentos apropriados; a minimização da geração; a separação dos resíduos conforme a sua natureza; o acondicionamento e a coleta e transporte interno e externo. “É muito importante ressaltar que, quando os resíduos forem coletados, a unidade deve estar com baixo fluxo de pessoas. Depois disso, esses materiais são levados para um local de armazenamento temporário, para que a empresa recolha e encaminhem os resíduos para incineração.”
De acordo com Madalena, é preciso realizar um trabalho educativo de higienização e separação de resíduos a todos os servidores da saúde. “O objetivo é torná-los multiplicadores em seus locais de trabalho. Precisamos usar métodos de conscientização para que os trabalhadores adquiram uma consciência ecológica capaz de torná-los agentes de mudanças positivas nas questões específicas do PGRSS”, encerra.

Fonte: Site Prefeitura Municipal de Viamão

Nenhum comentário:

Postar um comentário