sexta-feira, 27 de julho de 2012

Fórum da Rede avalia Pronto Atendimento


Nesta quinta-feira, dia 28, a Secretaria Municipal de Saúde realizou o Fórum da Rede, uma reunião que ocorre mensalmente com os coordenadores de todas as unidades e programas de saúde. Pela manhã, a secretária de Saúde, Indianara Franco, propôs uma avaliação do Pronto Atendimento e o impacto nas demais unidades de saúde. Para Indianara, a população ainda está testando o novo serviço de saúde. “Estamos comprando um software para termos um prontuário digital, com os dados do paciente disponíveis a todas as unidades. Hoje, o paciente com classificação azul é encaminhado para atendimento em uma unidade, mas não sabemos se ele vai”, explica. “Com os dados digitalizados saberemos todas as consultas e diagnósticos do paciente.”
Quanto ao Pronto Atendimento, a avaliação é bastante positiva. De acordo com a secretária, conforme a classificação de risco, o paciente é atendido de imediato (vermelho), ou tem uma espera de até, no máximo, cinco horas (azul). Outra medida que a Secretaria de Saúde implantará nos próximos 30 dias é a descentralização da autorização de exames, onde todas as unidades poderão oferecer o encaminhamento para a realização do exame.
Durante a tarde, o tema da reunião foi a Ficha de Atendimento Ambulatorial (FAA), documento que contém dados sobre as consultas e procedimentos realizados. Preenchido pelas equipes de saúde das unidades e assinados pelos usuários, as FAAs são enviadas de forma compacta, através do Boletim de Produção Ambulatorial (BPA), ao Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria (DCAA), da SMS.
Quem falou sobre o assunto foi o médico autorizador do DCA, Ney Cavalheiro. No mês de maio, o profissional já havia abordado o assunto, que teve apenas o esclarecimento de dúvidas no fórum desta quinta-feira.

Fonte: Site Prefeitura Municipal de Viamão

Nenhum comentário:

Postar um comentário