sexta-feira, 27 de julho de 2012

Saúde faz avaliação positiva do Pronto-Atendimento 24 Horas


 A Prefeitura de Viamão, visando a qualificação do atendimento em diversos setores da saúde pública, vem investindo cada vez mais nesta área. Porém, o que a população mais queria aconteceu em junho, a inauguração do Pronto-Atendimento 24 horas, na parada 44 da ERS 040, que oferece assistência adulto e infantil aos usuários.
Depois de 22 dias da inauguração, a Secretaria Municipal da Saúde fez uma avaliação do serviço. Neste período, foram atendidas 4.729 pessoas, sendo 3.123 adultos e 1.606 crianças. Uma média de 181 atendimentos por dia. Também foi verificada a necessidade de aumentar o número de médicos nos horários de pico, das 10h às 18h. “No inverno, devido ao frio, os usuários procuram mais os serviços de saúde, por isso decidimos aumentar o número de médicos nos horários de pico”, explica o prefeito Alex Boscaini. Nos meses de julho e agosto, o número de clínicos gerais está passando de dois para três e o número de pediatras de um para três. O PA 24 horas conta com 60 médicos na escala.
O prefeito Alex também comparou o tempo de espera pelo atendimento, que é de até cinco horas, podendo o usuário ser atendido em menor tempo, pois depende da classificação de risco (Vermelha e Amarela tem preferência no atendimento). “Em Porto Alegre e região Metropolitana, o tempo de espera varia de seis a sete horas, portanto estamos conseguindo manter uma boa média. Temos capacidade para atender em torno de sete mil pessoas por mês.”
É importante lembrar que o novo serviço está desafogando a urgência e emergência do Hospital de Viamão, que continua sendo referência para situações com necessidade de complementação do cuidado em nível hospitalar.
Grande procura surpreende
A secretária municipal de Saúde, Indianara Franco, disse ter se surpreendido com a grande procura da população pelo novo serviço já nos primeiros dias e aproveitou para esclarecer algumas dúvidas dos usuários. “As pessoas já estão entendendo melhor o funcionamento da classificação de risco. A entrada dos pacientes da classificação vermelha e amarela usam outra entrada. É importante que os usuários entendam isso, pois a preferência de atendimento é para esses pacientes.”
Outra informação importante é que todos os que procuram o PA 24 horas passam pela Acolhida, onde recebem todas as orientações. Quanto aos curativos, Indianara esclarece que eles são realizados no local nos finas de semana, quando as unidades de saúde estão fechadas. Em relação aos medicamentos, conforme a situação, o paciente já sai com a medicação. Indianara falou, ainda, sobre o aparelho de Raio X, que está em processo de licitação. “O paciente que precisa do exame é levado até o hospital”, disse a secretária, lembrando que nem todos os pronto-atendimentos disponibilizam Raio X, pois não é obrigatório.

Fonte: Site Prefeitura Municipal de Viamão

Nenhum comentário:

Postar um comentário