quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Em ato na Esquina Democrática, Villa lança Carta Compromisso com a Cultura

Depois de ter participado de uma "sabatina" na segunda-feira (4/9) com o segmento cultural de Porto Alegre, em evento organizado pela Cia das Artes e pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em espetáculos de Diversão do RS (Satedrs), Villa e a Frente Popular - Governo de Verdade lançaram no final da tarde desta terça (10/9) sua Carta Compromisso com o setor. O ato, realizado na Esquina Democrática, no centro da capital, contou com a presença de ativistas, lideranças carnavalescas, artistas, realizadores e produtores, além de militantes, candidatos a vereador e apoiadores da candidatura de Villa.

"Essa Carta Compromisso sintetiza o acúmulo produzido pelo PT e pelos partidos que compõem a Frente Popular e reflete o compromisso e o respeito que temos pela Cultura que é produzida em nossa cidade", disse Villa em meio às palmas e palavras de ordem levantadas pelo público. "Os governos do PT não fizeram apenas boas gestões, criaram novos paradigmas, E na Cultura consolidamos em quatro gestões uma politica cultural na cidade, democratizante, abrangente e referencial. Foi o eixo da gestão pública", destacou o petista.

Intitulado Porto Alegre Referência em Cultura para o Brasil, o Mercosul e o Mundo, o documento reúne 13 pontos, "propostas concretas e possíveis , em sintomia com os conceitos contemporâneos de política cultural". Entre as propostas, a implementação, em parceria com os governos federal e estadual, de 50 Pontos de Cultura nos próximos quatro anos, além de redes de Pontos de Memória, Pontos de Leitura, bibliotecas comunitárias e Cines Mais Cultura.

Estímulo e recuperação de programas que fomentem a cidadania cultural, democratização e modernização do Fumproarte, reforma institucional e recuperação do orçamento da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), ampliação, valorização e fortalecimento dos equipamentos de cultura (centros culturais, inclusive regionais, teatros, bibliotecas, espaços de vivência, etc.); conclusão e revitalização do Complexo Cultural do Porto Seco; criação de programas que garantam a preservação da diversidade do patrimônio cultural e natural e fomento ao artesanato (com apoio às feiras e outras ações destinadas à criação e circulação de produtos) estão entre os destaques do documento.
 
"Essa é uma pauta programática, que amplia a nossa responsabilidade e o compromisso de fazer uma cultura descentralizada, para toda a cidade, inclusiva. Para nós, cultura é uma Porto Alegre viva de dia e de noite, com uma economia criativa gerando empregos, renda e expressando toda a riqueza da diversidade da nossa cidade", finalizou Villa, para em seguida posar para fotos com simpatizantes e cumprimentar e ser cumprimentado pelos apoiadores e militantes presentes ao ato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário