terça-feira, 21 de agosto de 2012

Villa na luta pela prevenção, diagnóstico precoce e tratamento imediato do câncer de mama

O Parcão amanheceu cor-de-rosa no domingo. Ponto de partida da 9ª Caminhada das Vitoriosas, o local reuniu milhares de mulheres e familiares que já venceram ou estão enfrentando o câncer de mama. Candidato à prefeitura de Porto Alegre, Villa participou da passeata não só para apoiar e reafirmar o compromisso da Frente Popular- Governo de Verdade com a luta pela prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da doença, mas também porque ele próprio é um vitorioso: há mais de 20 anos, Villa superou um tumor e, desde então, faz da prevenção seu melhor remédio. “Esta doença, que infelizmente deve atingir mais de 5 mil gaúchas só este ano, tem cura e isto não pode ser esquecido em nenhum momento. E não existe melhor conscientização do que esta que estamos presenciando hoje”, observou .
Para o candidato a prefeito, além do trabalho preventivo, com o estímulo ao autoexame e a realização anual da mamografia, é preciso acelerar o acesso ao tratamento de quem já foi diagnosticado com a doença. “O Poder Público tem obrigação de garantir todos os instrumentos necessários para viabilizar a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento imediato da paciente, pois isto, muitas vezes, não está acontecendo”, destacou Villa que, dia 24 de julho, assinou a 'Carta Compromisso com Mulheres', documento em que propõe um Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, com ênfase na atenção integral à saúde das mulheres e funcionamento de unidades de saúde até 22 horas.
Mamamóvel
Em 2011, então presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde participou do ato de assinatura do contrato entre o Instituto da Mama do RS (Imama), a Secretaria Estadual de Saúde e o Banrisul, dando continuidade ao programa Mamamóvel, que garante o acesso à mamografia no interior do estado. Na ocasião, o presidente do Banrisul, Túlio Zamin e o secretário da Saúde, Ciro Simoni, destacaram o engajamento do Legislativo na luta contra o câncer de mama. “A Assembleia tem cumprido papel importantíssimo na discussão de temas de grande relevância no estado, e, sobre este tema, Villaverde tem demonstrado especial cuidado”, disse o secretário. Já o titular do Banrisul afirmou que o chefe do Legislativo poderia ser chamado de padrinho da causa. O Mamamóvel circula pelo estado e garante o acesso à mamografia para centenas de mulheres que moram em pequenos municípios que não têm condições de oferecer o exame à população local. A unidade é composta por um caminhão equipado com um mamógrafo, uma processadora de exames e um consultório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário