quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Helen Cabral vai priorizar saúde e a educação

Professora por profissão, natural de Uruguaiana, nascida no dia 3 de abril, 40 anos e mãe de uma filha. Militante assídua do Partido dos Trabalhadores (PT), a atual vereadora Helen Cabral é uma das candidatas para a disputa eleitoral à prefeitura de Santa Maria.

Tendo como referência política o ex-presidente Lula, o deputado Paulo Pimenta, o governador Tarso Genro, o deputado Valdeci Oliveira e o secretário Fabiano Pereira, Helen se filiou ao partido em 1989 e começou sua trajetória política como líder estudantil. Em 1984, participou do movimento “Diretas Já”, criou, como sócia-fundadora, a Cooperativa Habitacional do CPERS em 1994 e, quatro anos depois, foi eleita presidente do 2º Núcleo do CPERS.

Entre as justificativas em ser a candidata, Helen defende as políticas do PT e a representação de uma imagem feminina no comando de Santa Maria. Inspirada na presidente Dilma Rousseff, afirma que é necessário trazer um olhar feminino para a política de Santa Maria. Adotando uma estratégia mais de ataque, Helen apresenta suas propostas, apontando os erros de seus oponentes.

Segundo a candidata, este é um desafio muito importante, principalmente na questão da política. Ela afirma que o fato de concorrer ao cargo sendo mulher abre portas e, que ser eleita prefeita, irá mostrar para as outras mulheres que é possível assumir, sim, cargos de maior liderança no município.

Defendendo que a saúde e a educação estão em situações precárias nesta gestão, a candidata afirma que suas propostas estão diretamente ligadas a essas áreas. Ela defende que devem ser mais bem trabalhadas as políticas públicas de saúde, onde os recursos destinados pelo governo federal para o município não são investidos. Quanto à educação, afirma que o governo atual não atendeu políticas para as áreas, fazendo somente “remendos” e nada foi resolvido de forma efetiva. Conforme Helen, promessas foram feitas, como a de uma escola padrão para o município, porém nada ocorreu.

Questionada sobre os problemas de mobilidade urbana de Santa Maria, considera que a situação piorou. Para ela, não houve um planejamento e, por isso, a cidade está com estes grandes problemas. A candidata afirma que, em seu governo, haverá este planejamento, onde se buscarão soluções efetivas para o trânsito, incluindo uma política para transformar o transporte público. Quanto aos investimentos nos bairros que não se localizam na região central, deve haver uma descentralização, já que acredita que se deve trabalhar mais nestas comunidades.

Fonte: Central Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário