sexta-feira, 27 de julho de 2012

Taxistas de Viamão terão aulas de inglês

 
Para uma cidade se desenvolver cada vez mais, é preciso que ela e sua população caminhem juntas. Pensando nisso, a prefeitura de Viamão e a Associação Nacional da Família Taxista (ANFT) firmaram uma parceria na manhã de segunda-feira (7). A ação beneficiará os taxistas do município, que terão aulas de inglês visando o atendimento ao turista.
O termo de cooperação técnica foi assinado pelo prefeito Alex Boscaini e pelo presidente da ANFT, Luiz Adriano Soares. A prefeitura cederá o espaço para a realização das aulas, que ocorrerão no Centro de Formação Profissional Walter Graf, uma vez por semana. À associação, compete disponibilizar os profissionais que atuarão no curso e todo o material a ser utilizado.
“Fomentar a capacitação na área de prestação de serviços é um dever do governo, pois é um dos caminhos mais importantes para desenvolver uma cidade. O curso que será ofertado qualificará os taxistas, por exemplo, quando Viamão receber turistas que vierem prestigiar a Copa do Mundo de 2014, que atrairá visitantes em muitas cidades do Estado”, afirma Boscaini.
O curso terá dois módulos e carga horária de 40 horas. As aulas serão focadas no atendimento ao turista e funcionarão em dois turnos das segundas-feiras: tarde e noite. “Com a capacitação, os taxistas vão saber como cumprimentar um turista, informar a localização de lugares específicos da cidade, falar sobre o município, perguntar o endereço, entre outras informações”, explica o presidente Luiz Adriano Soares.
Hoje, estima-se que existam aproximadamente 300 taxistas atuando em Viamão. Segundo Soares, a profissão é uma importante prestadora de serviços e é essencial que seja cada vez mais qualificada. “Para que possamos deixar o serviço mais utilitário, precisamos de mecanismos que nos possibilitem isso. O curso que será oferecido é um exemplo. As pessoas e os próprios profissionais devem saber da importância de se trabalhar a cultura para qualificar o trabalho dos taxistas”, completa.
Inscrições começam a partir da semana que vem
O conteúdo do curso será direcionado aos taxistas, mas será aberto a qualquer público que tiver interesse. “Filhos de taxistas, pessoas que queiram se inserir na área, ou mesmo quem não estiver vinculado a esse serviço podem participar”, afirma Soares.
De acordo com a diretora do Centro de Formação Profissional Walter Graf, Angela Ramos, o número de turmas vai depender da demanda. “Inicialmente, definimos que haverá no máximo 20 alunos por turno, mas isso pode mudar conforme a procura. Só saberemos depois que começarem as inscrições.”
A partir da semana que vem, a SME e a ANTF visitarão pontos de táxi para fazer a divulgação do curso. “Fazer essas visitas já nos dará uma ideia da demanda de alunos. Essa abordagem aos profissionais é importantíssima, pois temos que mostrar a eles o quanto essa capacitação irá qualificar o serviço prestado”, ressalta a diretora-geral da SME, Antônia Sanguiné.
As matrículas podem ser realizadas a partir da próxima segunda-feira (14) no Walter Graf, basta apresentar documento de identidade com CPF e foto 3×4. O início do curso está previsto para os primeiros dias de junho, mas uma aula inaugural será realizada no final do mês de maio.

Fonte: Site Prefeitura Municipal de Viamão

Nenhum comentário:

Postar um comentário