sexta-feira, 27 de julho de 2012

Espaços pedagógicos para a educação infantil

A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu nesta quarta-feira (16), a terceira aula do Curso de Práticas Pedagógicas na Educação Infantil. O evento ocorreu no auditório da SME e teve como ministrante a mestranda Carla Silveira, a qual falou sobre avaliação, através da importância do parecer escolar.
Pela manhã, Carla explanou sobre a história dos pareceres avaliativos e enfatizou que o processo é feito individualmente e merece muito cuidado no momento em que for concedido. Para a mestranda, a avaliação deve envolver todo o educador, pois também é o momento de avaliar a si próprio. “Se o aluno não consegue alcançar um objetivo, será que foi pela imaturidade dele ou incapacidade nossa de saber envolvê-lo?”, questiona.
Carla fala que o parecer avaliativo é a maneira mais adequada de se guardar os registros dos alunos. “O parecer ajuda o professor a controlar as avaliações e logo contribui para facilitar o trabalho do educador. Com esses registros, o professor terá o controle do que foi avaliado”, explica. Ela acrescenta dizendo que na correria diária em que o professor vive, se não houver uma organização dos dados, pode acabar prejudicando a avaliação final. “Muitas vezes a memória pode falhar e nós nos enganarmos, cometendo injustiças.”
Durante muito tempo a avaliação das crianças da pré-escola, considerada excludente e quantitativa, era realizada de várias formas: classificação por conceito (ótimo, bom, regular), quadros marcados com um ‘x’ ou pintados de cores diferentes, conforme fossem alcançados os objetivos propostos, etc. Hoje o processo é outro. Em 1996, a LDB institui a educação infantil como a primeira etapa da educação básica. De 1999 a 2009, foram instituídas algumas diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil.
À tarde, ocorreu a exposição de algumas propostas para a avaliação escolar. Carla ensinou como montar um portfólio e explicou a grande importância do mesmo para a avaliação escolar, ressaltando também alguns conteúdos aprendidos no primeiro encontro do curso, realizado dia 7 de maio, e conduzido por ela.

Fonte: Site Prefeitura Municipal de Viamão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário