segunda-feira, 11 de junho de 2012

Seca: Socorro do governo é fundamental para manter produção agrícola, diz Bohn Gass


Deputado petista, titular da Secretaria Nacional Agrária do PT, fala sobre os problemas vividos pelos agricultores no Rio Grande do Sul.
Em entrevista à Rádio PT o deputado federal e secretário nacional Agrário do PT, Elvino Bohn Gass ( PT-RS), falou sobre a situação da seca que os agricultores do estado do Rio Grande do Sul vêm sofrendo neste momento. “É necessário que o governo faça esse socorro imediatamente porque isso tem a haver com a vida das pessoas, com a economia e com a manutenção desses agricultores na produção agrícola”.
De acordo com o deputado, as principais medidas que os agricultores estão esperando do governo federal neste momento são: “A renegociação da dívida dos agricultores que não colherão, o anúncio de recurso para os animais, a questão de recursos aos municípios na parte de transporte, para que possam levar águas às pessoas, além da questão dos equipamentos e estrutura, que são equipamento para fazer as estruturação de reserva de água. São estas as medidas que os agricultores esperam ser realizadas pelo governo”, disse.
O parlamentar petista afirmou que o convívio com a seca é uma situação que precisa de uma política estável de seguro e renda, e que necessita ser trabalhada conjuntamente com o governo federal, estadual e municipal. “Nós precisamos trabalhar com uma política estável de seguro e renda com o agricultor que por causa da semestralidade não consegue colher. Essa é uma política que tem que ser trabalhada conjuntamente com o governo federal, estadual e municipal, mas precisa incluir também a questão de mais pesquisa na área da meteorologia, da climatologia para nós podermos orientar   corretamente os períodos e a cultura diversificada na produção”.
Segundo Bohn Gass, o nível de perda das plantações está elevado principalmente na plantação de milho e de soja e, segundo ele, a situação que mais se agrava é a falta de água para as pessoas e para os animais. “Os níveis de perda nas plantações de milho e principalmente de soja serão altíssimos caso não chova logo, além do enfraquecimento do pasto para os animais. Mas o que mais se agrava nesse momento é a questão da falta de água na sociedade, para os animais e para as pessoas. Então em todos os aspectos a crise realmente vai afetar bastante a economia e a vida das pessoas”.
O deputado petista comentou a iniciativa do governo federal de liberar 18 milhões para o inicio das atividades no estado. “Os 18 milhões é um sinal importante para o inicio da atividade porque há um levantamento sendo feito pelos órgãos oficiais no sentido da quantificação das perdas e é importante que haja a liberação imediata desse recurso, por isso nós olhamos com bons olhos, e a continuidade da pauta de negociações também é algo que o governo se comprometeu a fazer. E isso nós estaremos intermediando junto com os movimentos e as prefeituras”, finalizou.
Fonte:  PT Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário